1. Comissões de Organização do IX Simpósio Nacional de Estudos e Pesquisas em Filosofia e Educação PAIDEIA - 13 e 14 de Junho de 2024 -Salão Nobre FE/UNICAMP
Sobre o Grupo de Estudos e de Pesquisas em Filosofia e Educação PAIDEIA:
O grupo PAIDEIA celebra neste ano de 2024 (Maio de 1999 a Maio de 2024) seus 25 anos de institucionalização, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). São duas décadas e meia de trabalhos investigativos, de produção de pesquisas referenciadas e de ampla e definida formação de pesquisadores na área da Filosofia e Educação. O Grupo PAIDEIA reúne pesquisadores (as) em três linhas de investigação:
a) Política, Ética e Educação – Coordenador: Prof.a Dra. Sandra Fernandes Leite
b) Epistemologia e Teorias da Educação – Coordenador: Prof. Dr. José Renato Polli (Professor Colaborador FE/UNICAMP e UNISO)
c) Filosofia, Educação e Direitos Humanos – Coordenador: Prof. Dr. César Apareciddo Nunes.
Para dar continuidade à consolidada prática de socialização das pesquisas e estudos promovidos pelo Grupo PAIDEIA promoveremos o IX SIMPÓSIO NACIONAL DE PESQUISAS EM FILOSOFIA E EDUCAÇÃO e o IV ENCONTRO INTERNACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO, FILOSOFIA E DIREITO HUMANOS nos dias 13/06/2024 e 14/06/2024 www.paideia.fe.unicamp.br
Realização: Paideia - Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia da Educação (FE/Unicamp)
Apoio:
- Faculdade de Educação/UNICAMP
- Programa de Pós-Graduação em Educação da FE/UNICAMP (PPGE/FE/UNICAMP)
- Instituto Nacional de Pesquisa e Promoção de Direitos Humanos (INPPDH)
Responsável e Coordenador Geral
- Professor Doutor Cesar Apareciddo Nunes (FE/UNICAMP)
1.1. Comissão Organizadora:
Coordenação Geral da Comissão: Professor Cesar Apareciddo Nunes
Coordenação Executiva – Professor Doutor José Renato Polli
Membros da Comissão Organizadora:
Doutorando Marcel Ercolin de Carvalho
Pós-Doutorando Antonio Carlos Valini Vacilotto
Pós-Doutoranda Maria Cristiani Gonçalves
Doutoranda Daniela Ferreira Cardoso
Doutor Eduardo Miranda (UP/PAIDEIA/FE)
Doutorando José Henrique Rodrigues Torres (PAIDEIA/FE)
Professora Doutora Maria Cristina Rodrigues (PAIDEIA/FE)
Doutorando Sandro Meira (PAIDEIA/FE)
Doutorando Ronaldo José Pereira (PAIDEIA/FE)
1.2. Comissão Científica:
Coordenador Geral da Comissão: Professor Doutor José Renato Polli
Coordenador Executivo de Apoio: Professor Manoel Francisco do Amaral
Membros:
Pós-Doutoranda Professora Eliana Sampaio Romão (UFSE e PAIDEIA/FE)
Professor Doutor Emanuel Carvalho (PAIDEIA/FE)
Pós-Doutoranda Professora Marciane Cosmo Louzada (PAIDEIA/FE)
Pós-Doutorando Professor Sidnei Vares (PAIDEIA/FE)
Professor Doutor Adair Angelo Dalarosa (Unicentro PR e PAIDEIA/FE)
1.3. Secretaria Geral do Evento:
Secretaria Geral – Doutorando Marcel Ercolin de Carvalho (PAIDEIA/FE)
Pós-Doutoranda Professora Erica Fernanda de Oliveira (PAIDEIA/FE)
Secretaria Executiva – Professora Maria Cristiani Gonçalves (PAIDEIA/FE)
Mestranda Maria Carolina Godoi (PAIDEIA/FE)
1.4. Comissão de Honra e Acolhimento: Membros:
Doutoranda Professora Marli Fernandes (PAIDEIA/FE)
Doutoranda Helenice de Barros (PAIDEIA/FE)
Mestrando Cledson Araújo da Silva (PAIDEIA/FE)
Mestranda Maria Júlia Martins (PAIDEIA/FE)
Doutoranda Leandra Martins (PAIDEIA/FE)
1.5. Comissão de Cultura e Arte. Membros:
Doutorando Professor Álvaro Cavaggioni (PAIDEIA/FE)
Mestranda Ana Mortean (PAIDEIA/FE)
Mestrando Leandro Meira (PAIDEIA/FE)
Mestranda Lucia Serrano (PAIDEIA/FE)
Mestranda Jussara Misael (PAIDEIA/FE)
Doutorando Carlos Eduardo Machado (UNICAMP/PAIDEIA)
1.6. Comissão Editorial:
Professor Doutor José Renato Polli (UNISO e UNICAMP/PAIDEIA)
Pós-Doutorando Cesar Augusto R Nunes (HISTEDBR/PAIDEIA/FE)
Licenciada Geovana Marchezoni (UNICAMP)
1.7. Comissão de Recursos Financeiros: Membros
Pós-Doutorando Antonio Carlos Valini Vacilotto
Doutor Charles Lamartine Sousa Freitas
Doutora Maria Cristina Rodrigues
2. Orientações Para Apresentação de RESUMOS no IX Simpósio Internacional PAIDEIA 2024
Sugestão de Apresentação de Resumos de Projetos de Pesquisas
Autor (a) ____________________
CPF_______________RG ou PASSAPORTE ________________
Endereço: ___________________________
Instituição:___________________________
Grupo de Pesquisa: (nome/site) ___________________________________________
Email:_____________________________________________________________________
Título do projeto: _________________________________________________________________
Nível:
( ) Iniciação científica; ( ) Mestrado ; ( ) Doutorado; ( ) Pós-Doutorado ( ) Docente
Orientador ou Supervisor: Prof. (a) Dr(a):_________________________________.
Resumo
Nota Técnica 02/2024
Os Resumos deverão ser apresentados em formato padrão, com título e subtítulo, autor, instituição e Email, orientador e agência de financiamento, quando for o caso, seguido de texto formatado de até 25 linhas, Times New Roman, fonte 12, com a devida explicitação do grau ou modalidade do estudo (Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado ou Pós-Doutorado, finalizado ou em andamento). Haverá um cadastro de acompanhamento do Resumo, no qual deverão constar os dados do autor(a) com nome, CPF, endereço, Grupo de Pesquisas ou Instituição, quando houver, RG e Passaporte, quando for estrangeiro (a). No Resumo deve constar o tema e a vinculação com uma das Linhas de Pesquisas do Grupo PAIDEIA, a saber: Política, Ética e Educação ou Epistemologia e Teorias da Educação ou ainda Filosofia, Educação e Direitos Humanos. Quando for um Resumo vinculado a um grupo de pesquisas de outras IES deverão constar os respectivos dados da Linha de Pesquisa. Definir o eixo teórico, a problematização nuclear e derivada, as fontes e o referencial teórico-metodológico, finalizando com os objetivos gerais do estudo ou os principais resultados e/ou impactos esperados, além de breve indicação bibliográfica. Ao final destacar as Palavras-Chave (até 05).
Os Folderes deverão ser configurados em até 20 linhas, Times New Roman, fonte 12 contento Título, autor, Email e Instituição, orientador e agência de financiamento, quando for o caso, bem como o grau ou modalidade da pesquisa (Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado ou Pós-Doutorado, finalizado ou em andamento). No folder deve igualmente constar o tema, o problema teórico, a problematização nuclear, as fontes e o referencial teórico-metodológico, finalizando com os objetivos gerais do estudo ou os principais resultados e/ou impactos esperados, além de breve indicação bibliográfica.
Encaminhar Resumos do dia 27/05/2024 até o dia 07/06/2024 no e-mail paideia@unicamp.br
Dúvidas e esclarecimentos sobre os Resumos e os Folderes para avaliação e aprovação para os emails de Dra. Maria Cristiani Gonçalves(mariacristianigsilva@gmail.com), ou ainda para Professor Dr. Manoel Francisco do Amaral (manoelpaideia@yahoo.com.br )
3. BREVE HISTÓRICO: O PROCESSO DE APROVAÇÃO E INSTITUCIONALIZAÇÃO DO GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS PAIDEIA
Na reunião ordinária de 12.05.99 do Departamento de Filosofia e História da Educação e da então denominada Área Temática (3) História, Filosofia e Educação, foi aprovado o Projeto de Institucionalização do Grupo de Estudos e Pesquisas Paideia, depois o processo foi encaminhado à aprovação da Egrégia Congregação da Faculdade de Educação da UNICAMP. O novo grupo que se institucionalizou com o nome de PAIDEIA, nome originalmente sugerido pelo professor Doutor José Luis Sanfelice (1950-2021), nascia com a intenção de desenvolver estudos e de promover pesquisas no campo da Filosofia da Educação. A reflexão filosófica sempre esteve presente na pesquisa em Educação no Brasil. Desde as origens da Pós-Graduação em Educação no Brasil a Filosofia da Educação sempre fez parte dos núcleos fundantes de estudos e diretrizes da formação do pesquisador, constando essencialmente como disciplina e como campo de investigação componente dos Fundamentos da Educação em quase todos os programas de pesquisa e formação de pesquisadores em Educação stricto sensu no Brasil. A denominação do Grupo quer significar uma identificação histórica e conceitual da Filosofia com a Educação. A origem grega do conceito de paideia, entendida como a busca do sentido de uma teoria consciente da educação e do agir do homem em sociedade, permanece como um ideal arquetípico para a Filosofia e para a Educação. Em sua constituição histórica a Filosofia tematiza de diversas maneiras e, em diferentes tradições sistêmicas, esta problemática fundante. Este tema emerge como uma questão central no mundo constituído pela prática social dos homens e dele recebe um fundamento racional a partir do século IV a.C. Platão e Aristóteles debruçam-se sobre a tarefa de justificar racionalmente a existência social do homem. Na pólis do séc. IV a.C. o conceito de paideia supera a vinculação limitada à instrução da criança. Trata-se de uma reflexão sobre a formação do homem para a vida racional na pólis. Aplica-se à vida adulta, à formação e à cultura, à sociedade e ao universo espiritual da condição humana. A construção histórica deste mundo da cultura atinge o seu apogeu no momento em que se chega à idéia consciente de educação. (Jaeger, Werner, Paidéia, Martins Fontes, 1986, 244-246). O Grupo Paideia organizou-se em três linhas internas de investigação ou pesquisas, que foram se transformando com o passar dos anos. Hoje o Grupo PAIDEIA é estruturado sobre três linhas de pesquisas: a Linha de Pesquisa (1) Ética, Política e Educação que pretende discutir os Fundamentos da Filosofia e da Educação tem como ementa a seguinte identidade: Apresenta os sistemas filosóficos e produções da História da Filosofia sobre Educação. Investiga as relações entre Educação, Filosofia e Sociedade. Analisa a Educação e a Ética, as razões que justificam a ação racional do homem e a sociedade. Discute as teorias sobre Ciência e Política e os determinantes ético-morais e educacionais. Debate a questão da ação consciente e do Estado na determinação da Educação. Sistematiza conceitos e produções sobre Educação e Política. Abrange estudos sobre teorias políticas e axiológicas da Educação, tais como as relações entre Estado, Legislação e Cultura, Valores e Educação. Por outro lado a Linha de Pesquisa (2) Epistemologia e Teorias da Educação assumiu a intencionalidade de investigar o que se segue em sua ementa: abrange estudos e pesquisas sobre o estatuto científico das ciências da educação, o objeto das Ciências da Educação. Sua ementa inspiradora determina: O problema da unidade, especificidade, integração e autonomia das Ciências da Educação. A contribuição das ciências para a explicação e compreensão da educação. Compreende também balanços críticos sobre a produção científica em educação suas tendências epistemológicas e teórico-metodológicas. A evolução das teorias da educação, seus limites e a fundamentação científica das mesmas também são objeto das pesquisas compreendidas nesta linha. A Linha de Pesquisa ( 3) Filosofia, Educação e Direitos Humanos, oficialmente criada em 2019, tem a seguinte ementa: Reúne estudos e projetos de pesquisa que articulam as áreas e os temas da Filosofia da Educação com a questão dos Direitos Humanos e suas correlações. Debate dimensões da Filosofia Política e o ordenamento jurídico e cultural dos Direitos Humanos. Integra estudos e análises da formação de pesquisadores na área da Filosofia e no campo da Educação sobre os temas e as categorias e conceitos que definem os campos de reconhecimento da prática social dos Direitos Humanos e de seu alcance na sociedade contemporânea. Epistemologia e Pedagogia dos Direitos Humanos.