Gestão

GESTÃO 2010-2012

Núcleo de coordenação

  • Coordenador Geral: Prof. Dr. César Nunes
  • Coordenador executivo: Prof. Dr. Silvio Sánchez Gamboa
  • Coordenador da Linha Epistemologia e Teorias da Educação (EPISTEDUC): Prof. Dr. Silvio Sánchez Gamboa
  • Coordenador da Linha Ética, Política e Educação: Prof. Dr. César Nunes
  • Coordenador da Linha Ensino de Filosofia: Prof. Dr. Roberto Goto
  • Secretaria: Micheli Alexandra Fachini
  • Manoel Francisco do Amaral
  • Zulcy Jhojana Duran Pena

Coordenadoria de Divulgação e Publicações

  • Régis Humberto dos Reis
  • Márcia Chaves-Gamboa
  • Carolina Pinho
  • Flávio Lourenço Peixoto
  • Roberto Goto

Coordenadoria de Avaliação Permanente

  • João Derli
  • Luciana Barbosa Gerbasi
  • Reina del Pilar S. Torres
  • Maria Cristina Gonçalves Silva
  • Artieres Estevão Romero (assistente)

GESTÃO 2008-2010

Núcleo de coordenação

  • Coordenador Geral: Prof. Dr. Silvio Sánchez Gamboa
  • Coordenador executivo: Prof. Dr. César Nunes
  • Coordenador da Linha Epistemologia e Teorias da Educação (EPISTEDUC): Prof. Dr. Silvio Sánchez Gamboa
  • Coordenador da Linha Ética, Política e Educação: Prof. Dr. César Nunes
  • Coordenador da Linha Ensino de Filosofia: Prof. Dr. Renê José Trentin Silveira
  • Secretária: Roselaine Bolognesi

Coordenadoria de divulgação e publicações

  • Roberto Goto
  • Márcia Chaves-Gamboa
  • Joelma Albuquerque
  • Daniel Alves
  • Carlos Paiva

Coordenadoria de Avaliação Permanente

  • Artieres Romeiro
  • Júlia Paula de Souza
  • Reina del Pilar Torres
  • Bruno B. Costa.

Gestão 2008-2010
Resumo da ata Reunião do dia 24/04/08.

Presentes: Silvio Sánchez Gamboa, Roberto Goto, João de Souza Santos, Pilar Sánchez Tores, Lisete Jaehn, Caio Antunes, Eduardo Jordão, Carlos Morais, Júlia Souza, Joelma Albuquerque, Márcia Chaves-Gamboa. Comunicaram ausências: Silvio Gallo, Roselaine Bolognesi, César Nunes.

Informes e balanço das atividades 2006/2007:

O Prof. Silvio Sánchez Gamboa fez um histórico do grupo de pesquisa. Desde a institucionalização do grupo em 1999 foi coordenado pelo Prof. Dr. Pedro Laudinor Goergen e o Prof. Dr. César Nunes foi o coordenador executivo. Com a aposentadoria do líder foi feita a reunião para sua substituição (31/03/2006). A partir desta data assumiu a liderança o Prof. Silvio Sánchez Gamboa e continuou com a coordenação executiva do Prof. César Nunes. Dentre os encaminhamentos aprovados nessa data está a periodicidade do mandato dos líderes limitado a dois anos com possibilidade de recondução, a inclusão da nova linha de pesquisa sobre o "Ensino da Filosofia" sob a coordenação do Prof. Renê T. Silveira em substituição da linha "Tecnologia Educação e Filosofia", a atualização do cadastro do grupo na Plataforma Lattes do CNPq., e, a periodicidade das reuniões nas últimas sextas feiras de cada mês.

Com relação à proposta de candidaturas para a gestão 2008-2009, informou-se que foram consultados os professores vinculados à área de Filosofia da Educação e apenas os professores Silvio Sánchez Gamboa e César Nunes manifestaram o seu interesse na continuação da coordenação do grupo. Houve, também, encaminhamento do Prof. Dr. Silvio Gallo que justificava sua ausência e apoiava a continuidade da atual gestão.

Dentre as atividades realizadas no período destacaram-se:

  1. A elaboração da página do grupo de pesquisa Paidéia no diretório do CNPq, indicando o número de pesquisadores (14), de estudantes (42), e técnicos (7). Destacou-se a necessidade de atualização permanente para manter a certificação institucional. Nesse sentido, alerta-se para a urgência de todos os ingressantes terem os currículos Lattes atualizados e para efetuar os registros, além de cuidar da grafia do nome, são necessários os seguintes dados: a) data de nascimento; b) número do CPF; c) nome do orientador; e d) linha de pesquisa na qual se localiza o projeto. As informações sobre as linhas de pesquisa estão diretamente na página do CNPq que pode ser acessada on-line:
     
  2. Os eventos foram o ponto alto da gestão:a) Realização dos colóquios dos alunos com destaque para a sua programação que apesar de algumas dificuldades, com o número baixo de participantes em alguns eventos, foi considerado altamente positivo. Sugere-se a integração da programação dos colóquios junto à programação do Paidéia.b) Os I e II Seminários de Epistemologia e Teorias da Educação EPISTEDs , organizados pela linha Episteduc, foram muito importantes e resultaram em diversas publicações, destacando-se o número especial da Revista Pró-Posições com o dossiê: Epistemologia e Teorias da Educação: balanço e perspectivas v. 18, n.1 (52), jan./abr. 2007, e o encaminhamento para publicação na forma de um novo dossiê sobre "As viradas epistemológicas e a pesquisa educacional".c) O Grupo Paideia também apoiou a realização do I Simpósio sobre o Ensino da Filosofia (I SIMPHILO);d) I Encontro Nacional sobre Ética Política e Educação (I POIETHOS). Dessa forma cada uma das três linhas vem organizando seus seminários temáticos, dando visibilidade a sua produção. A dinamização das linhas de pesquisa tem se tornado uma das estratégias positivas na consolidação do grupo .
  3. Foi ressaltado o quadro de publicações divulgadas no diretório de pesquisa do CNPq, onde todos os membros são listados com suas produções no quadro de indicadores de produtividade da página do grupo. (Ver: site dos grupos de pesquisa da FE Paideia – Plataforma Lattes). É necessário para manter a categoria de grupo consolidado, a atualização permanente do currículo Lattes na página do CNPq. A diminuição de publicações no último ano (de 149 em 2005 para 123 em 2006), possivelmente, é resultado da falta de atualização da produção dos participantes vinculados ao grupo.

  4. Outro ponto positivo se refere às publicações na Revista Temática Digital. Por exemplo, para um número especial no primeiro semestre de 2008, já foram selecionados alguns artigos e resenhas. A experiência com a publicação digital aponta para a necessidade do grupo ter um periódico digital próprio. Tal iniciativa poderá ser implementada neste mesmo ano. Dentre o item publicações destacamos, também, a organização dos Boletins Bibliográficos na linha Episteduc. Das 10 propostas, quatro já estão prontas.
  5. As atividades de extensão também merecem destaque: a) O encaminhamento à coordenação de extensão a proposta de cursos sobre fundamentos da educação, distribuídos em três módulos, entretanto, ainda não foram ativados esses pedidos; b) O oferecimento na FE/Unicamp de quatro (4) versões da oficina sobre projetos de pesquisa: fundamentos lógicos, atendendo em torno de 400 participantes oriundos de diversas instituições da região e de outros Estados; c) Articulação de atividades de alunos de pós-graduação do grupo Paideia e o projeto de extensão universitária “Trilharestórias”, assim como, alunos de graduação também vêm participando das atividades do grupo (seminários, colóquios e reuniões).
  6. Com relação à sala do grupo, durante o período conseguimos dois (2) microcomputadores e três entradas a Internet. O espaço tem sido otimizado ao máximo, por exemplo, com atividades das Atividades Programadas de Pesquisa, as reuniões de estudo e planejamento do grupo de extensão Trilharestórias. Durante os primeiros meses de 2007 foi utilizada como sede da secretaria paulista do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, com anuência do próprio grupo Paideia, porém, a partir de maio do mesmo ano a sede foi transferida para a sala do Prof. Silvio Sánchez Gamboa.

No balanço apresentado pelo Prof. Silvio foram apontadas as seguintes necessidades:

  1. A atualização do site da FE, superando as dificuldades de formatação exigida pela página oficial da FE;
  2. Outra dificuldade se refere à divulgação dos projetos de pesquisa nas páginas web do grupo. Tal tarefa é um desafio para a nova gestão. Além dos projetos individuais, é importante caminhar na perspectiva da realização de projetos grupais. Atualmente existem dois projetos nessa perspectiva: sobre o ensino de filosofia coordenado pelo Prof. Silvio Gallo, com financiamento do CNPq., e, o projeto de pesquisa matricial sobre a produção do conhecimento nos Programas de Pós-Graduação do Estado de São Paulo coordenado pelo Prof. Silvio Sánchez Gamboa, ainda sem financiamento, apenas com dois bolsistas de Iniciação Científica Junior IC Jr. (alunos de Ensino Médio). Nessa perspectiva sugere-se avançar, inclusive, com o desenvolvimento de projetos temáticos que exige a articulação de pesquisadores de outras instituições nacionais e estrangeiras. Nesse aspecto, o grupo é pouco agressivo, se comparado com outros grupos da própria FE/Unicamp na busca de recursos para projetos grupais, pesquisa matriciais e projetos temáticos.
     

Finalmente, o prof. Silvio fez uma síntese das necessidades e propostas para o planejamento de 2008:

  1. Necessidade de separação entre as reuniões mensais do grupo Paideia e os seus colóquios de Filosofia e História já que, embora se articule uma atividade com a outra, fica muito cansativo e inviável para os participantes, particularmente para os alunos que tem aulas no horário da sexta à tarde;
  2. Destacou-se ainda, a necessidade de criar critérios para limitar o número de pesquisadores externos registrados no grupo. Um deles é manter o nome dos coordenadores dos outros grupos de pesquisa que mantêm convênios ou atividades de intercâmbio, tais como Educogitans da FURB e LEPEL da UFBA; outro critério se refere à manutenção dos pesquisadores doutores egressos, professores aposentados que participam ativamente nas agendas do grupo;
  3. Precisa-se formalizar as dinâmicas internas do grupo. Necessidade que afeta aos 34 grupos da FE que apresentam diversas dinâmicas, entretanto, no comum dos casos, estas se centralizam na figura do líder. No caso do grupo Paideia, composto por um líder, um coordenador executivo, seis (6) professores e 43 alunos, por exemplo, não tem uma estrutura que cuide da secretaria, dos arquivos, das publicações, da infraestrutura, das páginas de divulgação, etc. O trabalho de gestão do grupo concentrado em poucas pessoas. Para um melhor desenvolvimento, é preciso contar com o compromisso dos professores e alunos organizando esses setores da dinâmica do grupo;
  4. Precisa-se rever as formas de atualização dos registros, particularmente dos projetos que estão sendo desenvolvidos. Durante 2007 registramos em torno de 60 títulos de projetos de pesquisa, entretanto, apenas conseguimos em torno de 20 resumos. Em 2008, foram recebidos sete (7) resumos dos 15 alunos ingressantes. É importante alertar sobre a importância da divulgação dos projetos em andamento, já que a filosofia do cadastro nacional do CNPq e da organização das linhas e grupos se fundamenta nos projetos de pesquisa que vêm sendo desenvolvidos. Sem essa identificação e sem a sua divulgação não tem sentido a identidade e especificidade dos grupos de pesquisas, bastaria se limitar ao cadastro individual dos pesquisadores.

Dentre as sugestões destacam-se:

  1. A possibilidade de se tornar um grupo com perfil internacional. Neste momento alguns membros do grupo participam em alguns convênios (Argentina e Colômbia). Existe a possibilidade de reativar outros convênios, por exemplo, com grupos das universidades de Coimbra (Portugal), Salamanca e Valladolid (Espanha), e, ampliar convênios com a Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colômbia, assim como com as universidades cubanas. Ainda, em nível nacional reativar os intercâmbios com os grupos das universidades UFBA, UFAL e FURB;
  2. Perante a marcada falta de projetos grupais torna-se um desafio a articulação com outros grupos nacionais, visando a elaboração de projetos temáticos. Os projetos de pesquisa temática de acordo com as agências de fomento como, FAPESP e CNPq exigem a articulação de grupos nacionais e estrangeiros em torno de uma mesma problemática. Nessa perspectiva a linha Episteduc está estruturando um projeto sobre as Tendências das teorias pedagógicas na América Latina. Este seria um desafio na perspectiva da teoria da Educação. Esse desafio também é valido para as demais linhas do Paideia. Seria altamente significativo se, em curto prazo, cada linha tivesse seu próprio projeto temático;
  3. Perante a pouca presença do grupo junto ao GT Filosofia da Educação - ANPED, sugere-se uma maior integração com esta instituição que integra a área no país;
  4. Finalmente destaca-se a necessidade de dar continuidade à organização e publicação de boletins bibliográficos da revista digital da Biblioteca da FE e a criação da própria revista do grupo.

Depois da apresentação do relatório, o Prof. Silvio colou em discussão o balanço do grupo no sentido de complementar o mesmo, e de ampliar as sugestões para a nova gestão e propor encaminhamentos para as próximas reuniões. Apresentaram-se, a seguir as principais contribuições:

  1. Os projetos temáticos precisam ter prioridade já que atendem não só às exigências da instituição de pesquisa, mas, pela importância do trabalho coletivo que propicia formas de complementação dos conhecimentos. É significativo fazermos um exercício enquanto pesquisadores de experimentarmos esta nova dimensão da produção do conhecimento. É importante que cada linha tenha seu projeto temático e que o ingressante tivesse seu projeto dentro de um projeto maior;
  2. Sobre a desvinculação das reuniões do grupo Paidéia dos colóquios é oportuna já que a realização dos colóquios no final da tarde, após a reunião do grupo fica cansativo e se perde a qualidade de discussão. É necessário que se organize uma agenda das reuniões mensais ou bimensais do grupo. Em alguns casos, as pessoas não podem estar na FE o tempo todo, sendo necessário se programarem e, às vezes, alternar suas participações. Nesse caso é fundamental aproveitar o tempo com qualidade;
  3. Com relação à pesquisa matricial é importante seu desenvolvimento no grupo para superar o trabalho solitário e para atendermos as exigências das agências de fomento, no sentido de conseguirmos bolsistas para o apoio técnico. Devemos ficar atentos aos editais. O trabalho integrado numa pesquisa matricial seria mais produtivo;
  4. Dentre as formas de divisão de tarefas dos grupos, os coordenadores das linhas de pesquisa poderiam viabilizar os projetos temáticos. A base organizacional dos grupos de pesquisa está nas linhas de pesquisa que devem ganhar importância na organização da pesquisa na FE/Unicamp. É importante a articulação das linhas para gerar uma nova dinâmica dos grupos.

Indicação da nova liderança

Considerando a consulta feita via internet, somente se apresentaram as indicações dos professores Silvio Sánchez Gamboa e César Nunes para dar continuidade à coordenação do grupo no período de dois anos a partir da presente data 24/04/08. Os dois se propõem a reorganizar o grupo, atendo as orientações do CNPq, à reformulação do programa de Pós-graduação da FE, e, às necessidades apontadas no balanço apresentado anteriormente. O professor Silvio representando a chapa apontou como proposta central a reorganização do grupo em torno do eixo central, a organização da pesquisa, começando pela qualidade dos projetos e sua articulação em linhas. Na conjuntura atual, a reformulação do programa de pós-graduação se consolida em torno dos grupos de pesquisa e estes, por sua vez, na dinâmica das linhas que integram os diversos projetos de investigação (individuais, grupais, matriciais e temáticos).

Uma vez, feita a consulta sobre a existência de uma outra indicação para a liderança do grupo e não existindo nenhuma outra manifestação, o Prof. Goto sugeriu uma votação para finalizar a eleição da liderança para o período 2008-2009. Todos os membros presentes votaram por unanimidade pela continuidade por mais dois anos da liderança do grupo sob a coordenação dos professores Silvio Sánchez Gamboa e César Nunes.

Encaminhamento de sugestões para a nova gestão

Destaca-se a seguir as questões encaminhadas:

  1. Melhor aproveitamento dos espaços das Atividades Programadas de Pesquisa (APPs). Para tentar vencer as dificuldades entre projeto e a sua realização prática aproveitando o tempo destinado às disciplinas APPs. Na APP-1 poderão se apresentar e discutir os projetos individuais, já na APP-2 poderá ser destinada para articular o trabalho centrado nas linhas de pesquisa onde os alunos poderão estar em contato com os projetos grupais, matriciais e temáticos e aproveitar o tempo para uma nova prática de pesquisa;
  2. Apresentaram-se várias dúvidas sobre a contribuição das APP1, onde o aluno ingressante apresenta seu projeto sem ter feito uma revisão aprofundada na metodologia da pesquisa. Embora existam as disciplinas de Epistemologia que trabalha sobre os fundamentos da pesquisa, não existe espaço para o aluno discutir as questões metodológicas de seus projetos. Essa construção do projeto vai evoluindo sem esse apoio. É necessário esse espaço que deve ser considerado na reestrutura do programa;
  3. Outra questão encaminhada alertava para a tensão entre os projetos individuais e coletivos passa pelas pendências da orientação individual que entra em choque com as perspectivas grupais. Seria necessário rever a seleção, por exemplo, a confecção do projeto que já poderia estar direcionado para o projeto maior do grupo de pesquisa. A integração dos projetos dos alunos dentro de uma orientação genérica e uma metodologia já disponível exige repensar tanto as formas de seleção como das justificativas no âmbito da epistemologia. Tal discussão já tem antecedentes nos anos 90 na fase de restruturação dos Programas de Pós-Graduação que direcionaram as mudanças para centralizar os programas nas linhas e grupos de pesquisa. Dessa proposta se derivam as formas de orientação coletiva em torno de um pesquisador, denominadas de Atividades Orientadas de Pesquisa. Tal proposta foi modificada pelas Atividades Programadas de Pesquisa (APP), inicialmente sob a responsabilidade de todos os professores de um grupo que iriam discutir os projetos de seus alunos, entretanto, na majoria dos casos, termina por ser assumida por um único professor. Nesse sentido, ainda as atividades se centralizam no trabalho individual. Não se tem uma sistemática coletiva de participação dos demais orientadores. As condições de trabalho docente parecem atentar contra qualquer esforço de implementação do trabalho coletivo;
  4. Perante a carência de um espaço coletivo para discussão sobre a metodologia dos projetos de pesquisa, apontou-se a oferta das oficinas sobre a elaboração de projetos: fundamentos lógicos, na tentativa de compensar, minimamente essa carência. A próxima oficina foi programada para os dias 9 e 10 de maio na FE/Unicamp;
  5. Conforme indicações anteriores, na APP1 poderão se discutir os projetos individuais e na APP2, os projetos poderão ser revistos em função das linhas de pesquisas, das pesquisas grupais e matriciais. É importante aprovar este encaminhamento para colocar no Departamento, no sentido de sensibilizar os orientadores da necessidade de atrelar as APP2 às linhas de pesquisa;
  6. Foi proposto e aprovada a reestruturação do grupo PAIDEIA com uma secretaria, uma coordenação de publicações, de divulgação (páginas web, boletins), de infra-estrutura, ou seja, ampliar o corpo orgânico do PAIDEIA. A partir dessa estrutura pensar na normatização, nos regimentos, dividindo responsabilidades entre professores e alunos e contando com a colaboração dos professores visitantes e bolsistas;

No caso das publicações precisa-se de um conselho editorial permanente a exemplo dos grupos mais significativos que já contam com sua própria revista.

  1. Foi sugerido também, que dentro de cada linha de pesquisa se estruture um banco de teses produzidas no grupo. Tal banco poderá ser iniciado com a doação dos orientadores das duplicatas das pesquisas que orientam, e no futuro, poderia se manter um banco digital classificado por linhas;
  2. Com relação à utilização da sala do Paideia, sugere-se a vinculação de de um bolsista para cuidar da sala e organizar a circulação dos livros ou organizar uma escala de alunos para cuidar do funcionamento da sala;
  3. Com relação às normas a serem elaboradas devem explicitar a dinâmica do grupo que se deve pautar por uma auto-organização porque precisamos ter a cultura de fazer as atividades coletivamente. É necessário ter um mínimo de comprometimento com a universidade pública. Sugere a entrega de um plano de trabalho anual ou semestral por cada membro, assim como definir critérios de permanência dos membros no grupo como, por exemplo, a participação nas reuniões, a publicação de artigos, a participar de eventos na área, etc.
  4. Outras sugestões foram indicadas, tais como: repensar a periodicidade das reuniões (colóquios e reuniões), por exemplo, cinco ou seis reuniões ordinárias por ano, dando prioridade as atividades acadêmicas. Nesse sentido, uma outra sugestão diz respeito à possibilidade dos doutorandos que estivessem para defender apresentassem sua tese antes da defesa para os membros do grupo;

Finalmente, sugere-se que os membros do grupo discutam o projeto de regimento de organização interna do grupo Paideia na reunião realizada no dia 29.05.08.

(Registro elaborado por Márcia Chaves-Gamboa)

GESTÃO 2006-2008

Depois da 1a fase de institucionalização do Grupo sob a coordenação dos Professores Pedro Goergen e César Nunes e diante da solicitação de afastamento do professor Pedro da condição de líder do grupo, e da disponibilidade do Prof. Silvio Sánchez Gamboa em substituí-lo, o grupo reunido em (31/03/2006) aprovou a indicação do nome do Prof. Silvio que, a partir da data, assumiu a coordenação em pareceria com o Prof. César Nunes.

Na oportunidade foram deliberados e aprovados os seguintes encaminhamentos:

  1. mandato de 2 anos para o líder do grupo. A liderança do grupo passará a ser exercida na forma de mandato com duração de 2 anos, ao término dos quais o grupo deverá se reunir para decidir pela recondução ou substituição do líder. Assim, o mandato do Prof. Silvio Sánchez Gamboa compreendeu o período até março de 2008;
  2. atualização de cadastro do grupo. O prof. César ficou encarregado de fazer com urgência a atualização do cadastro do grupo junto ao CNPq, providenciando a inclusão da linha de pesquisa "Ensino de Filosofia", a supressão da linha "Tecnologia e educação" e o inclusão/exclusão dos alunos nas respectivas linhas;
  3. reuniões ordinárias. As reuniões ordinárias do Paideia aconteceriam à última sexta-feira de cada mês, às 16 horas, na sala do grupo, As reuniões nessas datas facilitariam a participação do Paideia nos Colóquios de Filosofia e História da Educação que acontecem as 17:00.
  4. elaboração de um diagnóstico da situação/produção de cada linha de pesquisa, incluindo a relação de alunos a elas vinculados. Estiveram presentes na reunião: Docentes: Pedro, Roberto, Martha, Silvio Gallo, César, Silvio Sánchez Gamboa, Lídia e Renê. Estudantes: Marcelo.

Relação Docentes / Linhas de Pesquisa

Epistemologia e Teorias da Educação:

  • Silvio Sánchez Gamboa (coord.), Martha, Renê, Lídia e Roberto

Ética, Política e Educação:

  • César Nunes (coord.), Martha, Pedro, Silvio Gamboa e Eduardo

Ensino de Filosofia

  • Renê T. Silveira (coord.), Silvio Gallo, Lídia, Roberto e Pedro