Histórico

BREVE HISTÓRICO: O PROCESSO DE APROVAÇÃO E INSTITUCIONALIZAÇÃO DO GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS PAIDEIA

Na reunião ordinária de 12.05.99 do Departamento de Filosofia e História da Educação e da então denominada Área Temática (3) História, Filosofia e Educação, foi aprovado o Projeto de Institucionalização do Grupo de Estudos e Pesquisas Paideia, depois o processo foi encaminhado à aprovação da Egrégia Congregação da Faculdade de Educação da UNICAMP. O novo grupo que se institucionalizou com o nome de PAIDEIA, nome originalmente sugerido pelo professor Doutor José Luis Sanfelice (1950-2021), nascia com a intenção de desenvolver estudos e de promover pesquisas no campo da Filosofia da Educação. A reflexão filosófica sempre esteve presente na pesquisa em Educação no Brasil. Desde as origens da Pós-Graduação em Educação no Brasil a Filosofia da Educação sempre fez parte dos núcleos fundantes de estudos e diretrizes da formação do pesquisador, constando essencialmente como disciplina e como campo de investigação componente dos Fundamentos da Educação em quase todos os programas de pesquisa e formação de pesquisadores em Educação stricto sensu no Brasil. A denominação do Grupo quer significar uma identificação histórica e conceitual da Filosofia com a Educação. A origem grega do conceito de paideia, entendida como a busca do sentido de uma teoria consciente da educação e do agir do homem em sociedade, permanece como um ideal arquetípico para a Filosofia e para a Educação. Em sua constituição histórica a Filosofia tematiza de diversas maneiras e, em diferentes tradições sistêmicas, esta problemática fundante. Este tema emerge como uma questão central no mundo constituído pela prática social dos homens e dele recebe um fundamento racional a partir do século IV a.C. Platão e Aristóteles debruçam-se sobre a tarefa de justificar racionalmente a existência social do homem. Na pólis do séc. IV a.C. o conceito de paideia supera a vinculação limitada à instrução da criança. Trata-se de uma reflexão sobre a formação do homem para a vida racional na pólis. Aplica-se à vida adulta, à formação e à cultura, à sociedade e ao universo espiritual da condição humana. A construção histórica deste mundo da cultura atinge o seu apogeu no momento em que se chega à idéia consciente de educação. (Jaeger, Werner, Paidéia, Martins Fontes, 1986, 244-246). O Grupo Paideia organizou-se em três linhas internas de investigação ou pesquisas, que foram se transformando com o passar dos anos. Hoje o Grupo PAIDEIA é estruturado sobre três linhas de pesquisas: a Linha de Pesquisa (1) Ética, Política e Educação que pretende discutir os Fundamentos da Filosofia e da Educação tem como ementa a seguinte identidade: Apresenta os sistemas filosóficos e produções da História da Filosofia sobre Educação. Investiga as relações entre Educação, Filosofia e Sociedade. Analisa a Educação e a Ética, as razões que justificam a ação racional do homem e a sociedade. Discute as teorias sobre Ciência e Política e os determinantes ético-morais e educacionais. Debate a questão da ação consciente e do Estado na determinação da Educação. Sistematiza conceitos e produções sobre Educação e Política. Abrange estudos sobre teorias políticas e axiológicas da Educação, tais como as relações entre Estado, Legislação e Cultura, Valores e Educação. Por outro lado a Linha de Pesquisa (2) Epistemologia e Teorias da Educação assumiu a intencionalidade de investigar o que se segue em sua ementa: abrange estudos e pesquisas sobre o estatuto científico das ciências da educação, o objeto das Ciências da Educação. Sua ementa inspiradora determina: O problema da unidade, especificidade, integração e autonomia das Ciências da Educação. A contribuição das ciências para a explicação e compreensão da educação. Compreende também balanços críticos sobre a produção científica em educação suas tendências epistemológicas e teórico-metodológicas. A evolução das teorias da educação, seus limites e a fundamentação científica das mesmas também são objeto das pesquisas compreendidas nesta linha. A Linha de Pesquisa ( 3) Filosofia, Educação e Direitos Humanos, oficialmente criada em 2019, tem a seguinte ementa: Reúne estudos e projetos de pesquisa que articulam as áreas e os temas da Filosofia da Educação com a questão dos Direitos Humanos e suas correlações. Debate dimensões da Filosofia Política e o ordenamento jurídico e cultural dos Direitos Humanos. Integra estudos e análises da formação de pesquisadores na área da Filosofia e no campo da Educação sobre os temas e as categorias e conceitos que definem os campos de reconhecimento da prática social dos Direitos Humanos e de seu alcance na sociedade contemporânea. Epistemologia e Pedagogia dos Direitos Humanos