VI Simpósio Nacional de Estudos e Pesquisas em Filosofia e Educação do Grupo PAIDEIA FE/UNICAMP

Tipo: Simpósio Nacional
Dados:
15/09/2022 - 08:00 até 16/09/2022 - 18:00
Período de inscrições:
10/08/2022 - 09:00 até 15/09/2022 - 08:00
Local:
Faculdade de Educação (FE)
Convidados:
  • Doutor Marcos Cezar de Freitas (UNIFESP)
  • Doutor Edson Marcelo Húngaro (UnB)
  • Doutor Marcelo Donizete da Silva (UFOP
  • Doutor Cesar Augusto Ribeiro Nunes (INPPDH)
  • Doutor Leopoldo Soares (MACKENZIE)
  • Doutoranda Valdirene Pereira Costa (IFSULDE MINAS)
Responsáveis:
Professor Doutor César Nunes (UNICAMP/PAIDEIA), Professor Doutor Sílvio Gamboa (UNICAMP/PAIDEIA), Professor Doutor José Renato Polli (UNICAMP/PAIDEIA), Doutoranda Daniela Ferreira Cardoso (UNICAMP/PAIDEIA e IFSULDEMINAS)
Realização:
Grupo de Estudos e Pesquisas PAIDEA FE/UNICAMP, Faculdade de Educação FE/UNICAMP
Apoio:
INPPDH Instituto Nacional de Pesquisas e Promoção de Direitos Humanos, Caucamp Coletivo Autista da Unicamp, Faculdade Católica do Rio Grande do Norte

Os Resumos serão submetidos à Comissão Científica do evento, devendo a|o Autor|a indicar para qual das linhas de pesquisa irá submeter seu trabalho, conforme abaixo descritas:

  1. (1) Ética, Política e Educação que apresenta os sistemas filosóficos e produções da História da Filosofia sobre Educação, investiga as relações entre Educação, Filosofia e Sociedade, analisa a Educação e a Ética, debate as razões que justificam a ação racional do homem e a sociedade, discute as teorias sobre Ciência e Política e os determinantes ético-morais e educacionais, discute a questão da ação consciente e do Estado na determinação da Educação, abrangendo estudos sobre teorias políticas e axiológicas da Educação, tais como as relações entre Estado, Legislação e Cultura, Valores e Educação.
  2. (2) Epistemologia e Teorias da Educação que abrange estudos e pesquisas sobre o estatuto científico das ciências da educação, o objeto das Ciências da Educação. Investiga o problema da unidade, especificidade, integração e autonomia das Ciências da Educação, a contribuição das ciências para a explicação e compreensão da educação, a evolução das teorias da educação, seus limites e contradições, e a fundamentação científica das mesmas, compreendendo também balanços críticos sobre a produção científica em educação, suas tendências epistemológicas e teórico-metodológicas.
  3. (3) Filosofia, Educação e Direitos Humanos reúne estudos e projetos de pesquisa que articulam as áreas e os temas da Filosofia da Educação com a questão dos Direitos Humanos e suas correlações. Debate as dimensões da Filosofia Política e o ordenamento jurídico e cultural dos Direitos Humanos, integrando estudos e análises da formação de pesquisadores na área da Filosofia e no campo da Educação sobre os temas e as categorias, fundamentos e conceitos que definem os campos de reconhecimento da prática social dos Direitos Humanos e de seu alcance na sociedade contemporânea. Contempla a Epistemologia e Pedagogia dos Direitos Humanos.